Sexualidade

O que é autoestima sexual?

autoestima

No último texto falei de dicas para aumentar sua autoestima sexual. Mas para explicar melhor o que é isso, vou falar o que é a autoestima e qual a sua importância para a vida sexual.

A autoestima é uma forma como você enxerga a si mesma, o sentimento que tem sobre si e o seu valor pessoal, seja de forma positiva ou negativa.

Ela é formada a partir das crenças que você constrói ao longo de sua vida, das suas experiências, da sua história. Os sentimentos que tem sobre si, surge do que pensamos sobre nós mesmos. E como se pega sempre pensando em você, é comum que faça a sua própria avaliação, podendo chamá-la de autoconceito. Ele é a percepção que temos sobre nós mesmos, quanto mais for positiva a percepção, teremos uma autoestima fortalecida, a tão conhecida alta autoestima.  Caso contrário ela será negativa.

É importante entender que a sua autoestima irá influenciar sua vida em todos os aspectos, de modo bom ou ruim. Ela influência no trabalho, nos estudos, no lazer, nas relações pessoais de amizade, família e amorosa, assim como na sua sexualidade.

E como o nosso foco aqui é sobre o aspecto sexual, podemos dizer sobre os benefícios da autoestima, que as pessoas que possuem maior nível de autoestima e com grande diversidade de experiências sexuais apresentam maiores níveis de satisfação sexual.

A autoestima da mulher é também uma das principais contribuições para o prazer sexual do seu parceiro. Olha que interessante, você estando bem além de beneficiar você, também beneficia a outra pessoa. Além da autoestima, o que contribui para a satisfação do casal nesse momento é a comunicação aberta, com empatia, do olhar positivo de um para o outro e da relação estável.

A mulher tende a elevar sua autoestima quando a outra pessoa é atraída fisicamente por ela, pois a autoestima feminina tem muita ligação a estima corporal.

Nas relações estáveis, associam a autoestima com a felicidade para definir a satisfação em vários pontos da vida, além da emocional e sexual.

Mulheres que possuem boa autoestima, tendem a ter mais satisfação com o prazer da atividade sexual, com o orgasmo e com o prazer da pessoa em que se relaciona, seu parceiro sexual.

Ou seja, a autoestima elevada contribui para ter satisfação na relação sexual, da mesma forma que a relação sexual prazerosa favorece a autoestima.

Resumidamente, agora que você já sabe o que é autoestima de uma forma geral. A autoestima sexual é o modo como você se enxerga como uma pessoa sexual. Se considerando sexualmente atraente e competente ou não. É a importância que você dá a si mesmo no sentido sexual, além da identidade e da aceitação.

A sua estima sexual é quando você tem uma perspectiva e uma confiança boa a respeito de suas experiências na sexualidade.

A autoestima e a autoestima sexual alta melhoram a comunicação e a expressão para com a outra pessoa relacionando a satisfação entre vocês.

Clique aqui para receber conteúdos exclusivos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *